tecnospeedsa/plugnotas

Pacote para utilização do Plugnotas em PHP

1.5.4 2021-04-30 18:36 UTC

This package is auto-updated.

Last update: 2024-04-11 18:35:27 UTC


README

Build Status codecov

Plugnotas

Este pacote foi construído com o objetivo de simplificar a integração com a API do Plugnotas. Para obter informações sobre o funcionamento e contratações acesse nosso site ou a documentação oficial.

Instalação

Adicionando o pacote

Aconselhamos a instalação do pacote pelo Composer. Composer é um gerenciador de dependências para PHP que lhe permite declarar e instalar as dependências em seu projeto de forma simplificada.

O pacote pode ser adicionado utilizando o comando do próprio composer:

php composer.phar require tecnospeedsa/plugnotas:~1.4

Ou adicionado manualmente no arquivo composer.json:

{
  "require": {
    "tecnospeedsa/plugnotas": "~1.4"
  }
}

O carregamento do pacote é realizado com o autoloader do Composer, caso você não tenha adicionado ao seu projeto é necessário incluir o seguinte require:

require 'vendor/autoload.php;'

Para maiores informações de como instalar, utilizar e melhores práticas para definir dependências em seu projeto acesse o site oficial getcomposer.org.

Utilizando o pacote

Envio de NFSe

Para enviar uma NFSe deve ser criado um objeto do tipo relacionado (TecnoSpeed\Plugnotas\Nfse), o qual é composto de vários outros objetos agrupados dentro de seu namespace.

Uma vez o objeto criado deve-se chamar o método send do mesmo, este processo pode ser bem complexo e extenso, não se preocupe existe uma forma mais fácil citada a seguir.

Um exemplo do envio de uma NFSe criando os objetos de forma manual pode ser encontrado aqui.

Criando uma NFSe com o auxiliar de builder

A classe TecnoSpeed\Plugnotas\Builders\NfseBuilder é uma classe auxiliar que permite você criar de forma fácil um objeto TecnoSpeed\Plugnotas\Nfse.

Com esta classe auxiliar utilizando os métodos: withTomador, withPrestador, withServico, withRps, withImpressao e withCidadePrestacao você pode compor o objeto Nfse, um exemplo disso é mostrado no arquivo nfse.simple.php.

Cadastro de Prestador, Tomador e Serviço

O cadastro de Prestador, Tomador e Serviço simplifica o envio da NFSe, sendo que uma vez cadastrado você pode enviar a nota com menos parâmetros pois o que já tem cadastrado será consultado.

Nos links a seguir você encontra exemplos dos cadastros dos tipos:

Consultando uma NFSe

Para consultar uma NFSe é necessário criar um objeto do tipo TecnoSpeed\Plugnotas\Configuration, setar ele num novo objeto TecnoSpeed\Plugnotas\Nfse utilizando o método setConfiguration.

Após este setup realizado, existe duas possibilidades de consulta, pelo ID da nota ou protocolo gerado na hora que você enviou a nota, ou passando o ID Integração e o CNPJ do Prestador utilizado para criar a NFSe. Os respectivos métodos são: findByCnpjAndIdIntegracao e findByIdOrProtocol.

Exemplo utilizando o método findByCnpjAndIdIntegracao pode ser encontrado aqui e exemplo utilizando o método findByIdOrProtocol pode ser encontrado aqui.

Download do PDF de uma NFSe

Da mesma forma que a consulta o download do PDF da Nfse necessita de um objeto do tipo TecnoSpeed\Plugnotas\Configuration, o qual deve ser setado num novo objeto TecnoSpeed\Plugnotas\Nfse utilizando o método setConfiguration. Uma particularidade é que é necessário indicar a pasta para escrita dos arquivos no objeto de configuração utilizando o método setNfseDownloadDirectory.

Existe a possibilidade de realizar o download utilizando o ID da nota retornado na criação utilizando o método download, como também realizar o download utilizando o CNPJ do Prestador e o ID Integração utilizados no envio da NFSe através do método downloadPdfByCnpjAndIdIntegracao.

Os arquivos serão salvos na pasta configurada (a qual precisa ter permissão de escrita), o padrão do nome do arquivo será o seguinte:

  • Quando utilizado o método download: <pasta informada>/<id>.pdf
  • Quando utilizado o método downloadPdfByCnpjAndIdIntegracao: <pasta informada>/<cnpj>-<id integração>.pdf

Exemplo de download utilizando o ID pode ser encontrado aqui e exemplo de download utilizando o CNPJ e ID Integração aqui.

Cancelamento

O cancelamento de uma NFSe pode ser realizado da mesma forma com que a busca e o download, informando o ID da Nfse ou o Cnpj do prestador e o ID Integração.

Da mesma forma que a consulta e o download do PDF da Nfse é necessário de um objeto do tipo TecnoSpeed\Plugnotas\Configuration, o qual deve ser setado num novo objeto TecnoSpeed\Plugnotas\Nfse utilizando o método setConfiguration.

Os respectivos métodos para realizar este procedimento são: cancel e cancelByCnpjAndIdIntegracao.

Ao criar um cancelamento será retornado um protocolo, tal protocolo pode ser utilizado para consultar o status do cancelamento utilizando a rota cancelStatus.

Exemplos

Você pode conferir alguns exemplos na pasta /examples.

Todos os objetos decompostos em arrays podem ser vistos no arquivo nfse.array.php.

Documentações oficiais

Changelog

Acesse o Changelog da aplicação por este link.