jose_martins / generic-dao
Library for Data Access Object in PDO php class
Installs: 46
Dependents: 0
Suggesters: 0
Security: 0
Stars: 0
Watchers: 0
Forks: 0
pkg:composer/jose_martins/generic-dao
Requires
- php: >=7.2
Requires (Dev)
- apigen/apigen: dev-master
This package is not auto-updated.
Last update: 2025-10-26 11:34:23 UTC
README
Biblioteca para acesso ao banco de dados MySQL baseado na classe PDO em PHP! Library for access to the MySQL database based on the PDO class in PHP!
1 - Uso básico
Espero que esteja utilizando o padrão de autoload psr-4, pois é uma exigência para usar essa biblioteca. Para usar a biblioteca você precisará de um arquivo de configuração no formato JSON, seguindo a seguinte estrutura:
{
"type": "tipo da conexão pode ser mysql, sqlite...", // por enquanto o tipo suportado é somente mysql
"name": "nome da base de dados",
"host": "host de conexão ex: localhost",
"user": "usuário da base de dados ex: root",
"password": "senha da base de dados"
}
Junto ao repositório existe um arquivo de exemplo chamado DBConfigExemple.json, você pode usá-lo como referência. Agora precisamos configurar este arquivo em algum lugar! O local em questão não importa, contando que importe a Classe DBConfig do namespace: Jose\GenericDao\DBConfig usando o méetodo estático setConfigFile(), passando como parâmetro a localização do arquivo ex:
<?php //importando a classe de configuração use Jose\GenericDao\DBConfig; DBConfig::setConfigFile(__DIR__ . 'DBConfig.json');
Feito isso agora basta importar a classe principal GenericDao e passar no construtor uma string com o nome da tabela que será usado no momento ex:
<?php //importando a classe principal use Jose\GenericDao\GenericDao; $tableDao = new GenericDao('myTable');
O construtor também conta com dois parâmetros adicionais: o primeiro é uma string $primaryKeyName que conta com o valor padrão 'id' (aqui fica o nome do campo que você definiu como PRIMARY KEY na construção da tabela), e um bool $primaryKeyValueIsString com o valor padrão false (aqui você define se o valor da chave primária é uma string ou não) ex:
<?php //importando a classe principal use Jose\GenericDao\GenericDao; $tableDao = new GenericDao('myTable', 'myCustomPK', true);
Dada a explicação inicial segue abaixo o restante da documentação nas seguintes seções: